De repente a conta de água começa a chegar mais alta do que o normal sendo que eu gastei mais ou menos o mesmo tanto de água de sempre, e agora? A resposta pode estar relacionada com algum vazamento na residência.
Assim, aqui você confere o passo a passo para descobrir se poderia ser vazamento ou não.
Passo 1: Confira o relógio de água da companhia de abastecimento
Em muitos casos, o aparelho de medição de água consumida pela residência pode estar com funcionamento inadequado. Assim pode necessitar de manutenção ou mesmo sua troca.
Para descobrir isso, feche todas as torneiras e todas as fontes de consumo de água da residência (incluindo o registro da caixa d’água).
Caso o relógio sinalize que haja consumo (geralmente visualizado por um ponteiro girando), só existem duas opções. A primeira é que o relógio medidor de água está quebrado. A segunda é que pode existir um vazamento na residência.
Passo 2: Feche o registro
Se você fechar o registro do relógio de medição de água e ele continua a “rodar”, o problema foi detectado. O melhor a fazer é procurar a empresa de distribuição de água, para que orientem você sobre a manutenção do aparelho.
Caso o relógio de medição pare assim que você desligar o registro, passe para o próximo passo.
Passo 3: É provavelmente um vazamento, e agora?
Antes de te mostrar o melhor caminho para entender seu problema, vamos entender as possíveis causas de um vazamento:
- Cano Furado ou quebrado – é uma das causas mais frequentes em residências com tubulação mais antiga, ou que passou por reforma recente. Uma estimativa mostra que o Brasil perde em torno de 40% de sua água por vazamentos em tubulações;
- Conexões da tubulação – as conexões de tubulações são as extremidades dos canos, onde luvas, T’s e curvas são utilizadas para ligar e direcionar as barras de cano (geralmente com cola). Caso a conexão não foi bem feita, está antiga, ou até mesmo se aquece pelo aquecimento da parede por conta do sol, a água pode vazar nessa junta;
- Vaso sanitário – um dos maiores causadores de vazamento de água é o vaso sanitário. Ele pode apresentar problemas na válvula hydra ou na caixa acoplada, acaba por gerar um desperdício invisível. Assim, vale a pena conferir se água está vazando continuamente no interior do vaso;
- Torneiras – uma casa geralmente tem um número razoável de torneiras. Com a correria do dia a dia, pode ser imperceptível possíveis vazamento em algum ponto da torneira. Por isso, se possível, repare se alguma torneira segue gotejando, ou se algum filete de água escorre na junta com a parede.
Se o seu caso não é nenhum desses, verifique então se há vazamento em outro dispositivo, tal como um chafariz.
A fim de encontrar o vazamento, você deve considerar tudo o que esteja conectado à rede de água. Principalmente o que fica conectado definitivamente.
Passo 4: Encontrando o vazamento de uma vez por todas
Se mesmo assim o problema persistir, só há um método que vai com certeza resolver seu problema: contactar um profissional de caça vazamentos.
Esse profissional tem conhecimento e o equipamento necessário para encontrar o ponto (ou pontos) de vazamento na sua propriedade.
Caso precise de um caçador de vazamentos, podemos te ajudar com isso. Você tem apenas que entrar em contato com nosso WhatsApp clicando aqui. Se quiser vá também até o menu contato, nosso parceiro encontrará o vazamento que está te assombrando.
Caramba, não sabia! Excelente publicação. Tive um problema de vazamento em minha residência então acionei pedreiro, encanador, nenhum deles conseguia resolver nosso problema. Após entrar em contato com vocês meu problema foi resolvido. Excelente resultado, recomendo!
Ficamos felizes de ter atendido suas demandas Silas, forte abraço e estamos à disposição!